sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Você sabia que:



Você sabia que:
  •      A pressão atmosférica está presente em muitas situações do nosso cotidiano. Quando tomamos um suco utilizando um canudo plástico, é a pressão atmosférica que faz com que o líquido suba pelo canudo e chegue a nossa boca.
(Imagem retirada de < http://professorthiagorenno.blogspot.com.br/2012/01/ar-002-propriedades-do-ar.html> Acessado no dia 25 jan 2013)

  •    É através da mesma pressão que os aviões conseguem voar. As asas de um avião têm a parte superior curva e a inferior quase reta, quando o ar é cortado pela asa ele atinge uma velocidade maior na parte superior – pois a superfície a ser percorrida é maior – do que na parte inferior. Isso causa uma diferença de pressão que empurra o avião para cima.
Acessado no dia 25 jan 2013)
  •   A pressão atmosférica também esta relacionada com o fato de as substâncias ferverem –atingem o ponto de ebulição, que é quando uma substância passa do estado liquido para o estado gasoso - em temperaturas diferentes, quando estão em maiores ou menores altitudes. 

  Sabemos que quanto maior a altitude menor é a pressão atmosférica e vice-versa, e o ponto de ebulição da água diminui com a diminuição da pressão atmosférica. Logo quanto maior for a altitude menor será o ponto de ebulição, ou seja a água que ferve a 100ºC ao nível do mar, irá ferve em uma temperatura menor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário