terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Componentes do ar.

O Oxigênio.


  Esse importantíssimo gás foi descoberto e nomeado em 1884, por um cientista chamado Antoine Laurent Lavoisier ao estudar a combustão, que é a queima de uma substância que só ocorre na presença do gás oxigênio e libera calor. Lavoisier comprovou isto com um experimento bastante básico, tapando com um recipiente uma vela acessa que ao consumir todo o oxigênio presente naquele recipiente se apagava e puxava consigo água para dentro do recipiente, pois esta passa a ocupar o espaço onde antes estava o ar.
(Imagem retirada do site: <http://www.brasilescola.com/quimica/descoberta-oxigenio.htm > acessado em 09 jan 2013. Descrição: (1) Ascende-se a vela, e tapa-se com um recipiente, ao ir consumindo o oxigênio existente no recipiente (2) sua chama vai se abrandando, até (3) se apagar, fazendo com que a água suba, preenchendo o espaço, que antes era ocupado pelo ar.)

Essa explicação atualmente nao é mais aceita pelos cientistas.A explicação atual para este experimento,é de que o fogo no momento que consome o oxigênio,também libera gás carbonico e vapor de água,esses também ocupam espaço dentro deste recipiente,e nem todo o gás oxigênio é consumido.Quando o recipiente é coloca em cima da vela,ele fica cheio de ar que,assim o ar frio sai. Pela diminuição do oxigenio lá dentro,a chama da vela também diminui,abaixando a temperatura e a pressão,fazendo que a pressão atmosférica seja maior e assim a água é empurrada para dentro,pela pressão.

Vídeo

A vela que levanta a água


(Video retirado dê: <https://www.youtube.com/watch?v=c9utVkLBN9w>  do canal: Manual do Mundo, em 09 jan 2013)

Outras importâncias que podemos atribuir a esse gás, além de:
·         Importante para produção de energia e manutenção da vida.
·         É somente em sua presença que ocorre combustão.
·         Responsável ou integrante de outras reações químicas.
·         O ozônio, que é uma molécula derivada do elemento oxigênio, faz parte do que chamamos de Camada de Ozônio.
      Aqui, esta representado o ciclo do gás Oxigênio, juntamente com o do gás Carbônico, onde o oxigênio é produzido através da fotossíntese que consome parte do gás carbônico lançado na atmosfera, pela ação do homem e pela própria respiração dos seres.


O gás Carbônico.


        Este gás esta presente em nossas vidas, desde quando expiramos, quando tomamos um refrigerante ou um comprimido efervescente, pois nas bolhas formadas há gás carbônico. Foi descoberto pelo químico e físico chamado Joseph Black em 1754, ele descobriu que esse gás era produzido na queima de compostos como o carvão, pela respiração, pela fermentação, combustão, participando como um dos reagentes principais para a fotossíntese e criando o que chamamos de ciclo do carbono.  Na atmosfera o gás carbônico compõe 0,03% do ar.
        Em ciclos mais completos encontramos o elemento carbono sendo formado também pela decomposição de matéria orgânica, como plantas mortas e dejetos de seres vivos. 

( Imagem retirada do site: <http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ar/Ar1.php > do dia 11 jan 2013.)

            O gás dióxido de carbono é um dos agravadores do Efeito estufa, que é causado pela ação humana, que gera em excesso esses gases. Podemos citar como causadoras principais as Indústrias, o uso de combustíveis fosseis e as queimadas.
          O agravamento do efeito estufa traz consigo as mudanças climáticas, além do derretimento das calotas polares e consequentemente o aumento do nível do mar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário