quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Propriedades do ar.


Propriedades do ar.

O ar é matéria, e como toda matéria ele possui uma massa e consequentemente um peso, ele ocupa todo o espaço no ambiente onde não exista outra matéria. Se compararmos uma bexiga cheia com uma bexiga vazia, iremos perceber que a bexiga cheia possui uma pequena diferença de peso, essa pequena diferença é devida a densidade do ar e a sua massa, que são relativamente menores do que os elementos que conhecemos.


As propriedades fundamentais do ar são:

1.       Compressibilidade: o ar pode ser comprimido, ou seja ele pode diminuir de volume. Comprovamos isso quando pegamos uma seringa e tapamos sua extremidade aberta e empurramos o êmbolo, percebemos que o volume de ar que estava contido lá dentro diminuiu, mas não totalmente.


2.       Elasticidade: é a capacidade do ar, de voltar ao seu estado normal após sofrer compressão, que é o que acontece quando soltamos o embolo, com a extremidade da seringa ainda fechada, percebemos que ele retorna para onde estava anteriormente a compressão.


3.       Expansibilidade: é a capacidade do ar de sofrer expansão, ou seja de aumentar seu volume ocupando todo um espaço. É o que acontece nesta sala, o ar esta ocupando todo o espaço livre dela.

4.       Pressão: é a força exercida pelo ar, ao redor do recipiente onde esta. O ar ao nosso redor exerce pressão sobre nós e sobre todas as outras coisas. 

(Imagem retirada de <http://fisicandonopadreco.blogspot.com.br/> Acessado no dia 25 jan 2013)

5.       Difusibilidade: propriedade do ar que lhe permite misturar-se homogeneamente com qualquer meio gasoso.


(Imagem retirada de: http://dc105.4shared.com/doc/oZq-psvJ/preview.html Acessado em 25 jan, 2013)

  A forma de pressão exercida pelo ar, mais conhecida é a pressão atmosférica, que é a pressão exercida pelo ar na superfície da terra, nós só percebemos essa pressão quando sentimos desconforto em nossos ouvidos quando viajamos para locais mais altos, esse desconforto é causado pela diferença entre a pressão do seu corpo comparada a pressão externa, que sofreu uma alteração. O fato de não percebermos acontece por que o ar penetra em nosso corpo através dos pulmões, e leva oxigênio a nossos órgãos e tecidos.

·         Quanto maior a altitude, menor é a pressão atmosférica.
·         Quanto menor a altitude, maior é a pressão atmosférica. 
O instrumento que mede a pressão atmosférica chama-se Barómetro.


( Imagem retirada de <http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:1890s_Barometer.JPG> Acessado em 25, jan 2013)


7 comentários:

  1. esse assunto me fez tirar um 10.00 no trabalho de ciências muito obrigado por essa postagem marcos miguel de oliveira

    ResponderExcluir
  2. Também gostei bastante, vai me ajudar muito!

    ResponderExcluir
  3. Também gostei bastante, vai me ajudar muito!

    ResponderExcluir
  4. Talvez me ajude a ir bem no trabalho vlw ai galera do site

    ResponderExcluir
  5. pow vlw mesmo vai me ajudar pra caramba ;)

    ResponderExcluir
  6. não sei se e mesmo o que eu preciso mas meu parabéns o site ou blog não sei e ótimo

    ResponderExcluir