segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O ar.


Em diversos momentos percebemos a presença do ar, quando sentimos uma brisa ou mesmo quando ouvimos o vento balançar os galhos de uma arvore e para que possamos viver devemos respirar, sendo esta uma das funções de maior importância do nosso corpo, inalar e expirar oxigênio. Os pulmões órgãos localizados no tórax repetem essa tarefa treze vezes por minuto, sem parar. Tudo começa com a entrada do ar através de nossas narinas, o ar segue dai através de um conjunto de tubos ate chegar a nossos pulmões, estes fazem todo o trabalho de transferir o oxigênio presente no ar para o nosso sangue, e consequentemente deste para o corpo todo.
O ar
  O ar não pode ser tocado, e geralmente não apresenta cor nem cheiro, usamos três palavras para definir essas qualidades, invisível, incolor e inodoro. Sabemos que ele esta ali através das suas propriedades, que discutiremos mais avante.
Podemos definir o ar como sendo um conjunto de diversos gases, desde nitrogênio o qual se apresenta em maiores quantidades, o oxigênio, -que é gás fundamental para a nossa vida e a vida no planeta- o gás carbônico e outros gases.

(Imagem feita através do programa Excel ás 17 horas do dia 28/12/12)

   Geralmente o ar ainda apresenta outras partículas como poeira, gotículas de água  poluição e até mesmo micro-organismos, como vírus e bactérias. Felizmente nossos narizes possuem estruturas que filtram o ar parcialmente, fazendo com que essas partículas suspensas fiquem presas ao muco que será eliminado formando a “meleca” do nariz, mas o ar poluído ainda é extremamente toxico e faz mal a nossa saúde.
 O ar, contem gás oxigênio que é um gás utilizado pelos seres vivos na produção de energia, mantendo seus sistemas vitais, mas ar também possui outras importâncias, são elas:
·         Proporciona a sensação de frescor.
·         A nossa fala é produzida pelas vibrações formadas pelo contato do ar com as cordas vocais;
·         Os ventos permitem a dispersão de sementes, além de influenciar no clima.
·         Podemos encher pneus, bolas e balões com o ar.
·         E é somente na presença do ar que ocorre a queima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário