terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Componentes do ar (2)


O gás nitrogênio.
  É o gás em maior quantidade na atmosfera, sendo importantíssimo para a vida, pois faz parte da composição proteica do corpo dos seres vivos. Ele é obtido apenas através da alimentação, mesmo que esteja presente no ar.  O nitrogênio foi nomeado e descoberto em 1790 pelo químico Jean-Antoine Claude Chaptal, vários estudos se seguiram depois disso, cientistas observaram que algumas plantas só cresciam na presença desse elemento. Foi em 1886 que dois alemães Hermann Hellriegel e Hermann Wilfrath demonstraram que os microrganismos que viviam nas raízes das plantas eram capazes de transformam o nitrogênio inerte na atmosfera em uma forma orgânica.
  O nitrogênio é colocado nos alimentos através de um processo chamado de fixação, efetuado por bactérias que vivem nas raízes das plantas, as quais chamamos de leguminosas. O ciclo do nitrogênio ocorre da seguinte forma: as plantas fabricam substâncias a partir dos sais de nitrogênio capturado da atmosfera pelas bactérias presentes em suas raízes, os animais ingerem estas plantas e ao morrerem através do processo de decomposição, o nitrogênio volta ao solo na forma de sais, uma parte é capturada de volta pelas bactérias fixadoras, outra é devolvida a atmosfera através das bactérias desnistrificadoras.  
Nos dias de hoje podemos encontrar sais de nitrogênio em fertilizantes, eles são usados quando o solo esta pobre.
(Imagem retirada do site:<http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/nitrificacao-desnitrificacao.htm>. Acessado no dia 18 jan 2013.)
O vapor de água e os outros gases.

   É comum ouvirmos em telejornais o termo umidade relativa do ar, este se refere ao vapor presente no ar que tem origem na evaporação da água de rios, mares, lagos, solos, da respiração, transpiração e ate mesmo da roupa no varal. É esta umidade que é formadora das chuvas, nuvens e neblina.

  O instrumento que mede a umidade atmosférica do ar é chamado de Higrômetro.

Os outros gases presentes no ar, são chamados de gases nobres, são eles o argônio, neônio (usado em letreiros luminosos, sendo mais conhecido como gás neon), xenônio, hélio  usado para encher bexigas e balões dirigíveis) e radônio. Eles não são utilizados pelos seres vivos, pois se combinam pouco com outros elementos.

(Imagem retirada de < http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Umidaderelativa.jpg> Acessado em 25, jan 2013)



Nenhum comentário:

Postar um comentário