Experimento: Tomando de Canudinho
Para este experimento iremos utilizar:
- Dois ou mais canudos, copos e alguma bebida.
Alguém deverá tomar a bebida com um canudinho, demonstrando que o liquido sobe por este. Depois se coloca outro canudinho, um deles dentro da bebida e outro fora dela. Observa-se que a pessoa não irá conseguir ingerir a bebida.
(Imagem retirada de < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7599> Acessado em 25 jan 2013)
O fato de a pessoa não conseguir ingerir a bebida, ocorre por que todos os fluidos - líquidos ou gases- movimentam-se sob diferença de pressão. Conseguimos beber com um canudinho pois a pressão no copo era maior que a pressão ao redor da ponta do canudo, mais a pressão ao longo do canudo. A pressão ao redor da ponta do canudo é diminuída pelo aumento da caixa torácica.
No segundo caso, não conseguimos ingerir pois a pressão ao redor da ponta dos canudos não diminui com tanta intensidade.
Experimento: A força do Jornal
Para este experimento utilizamos uma régua de madeira, ou a tabua de cortar alimentos e cinco folhas de jornal.
Colocamos a tabua (ou a régua( sobre a mesa, deixando uma extremidade para fora e cobrimos com as folhas de jornal. Ao aplicarmos um golpe rápido sob a extremidade livre da tabua (ou da régua), verificamos que ela não rasga as folhas de jornais, nem se quebram.
Isso ocorre por que no inicio de tudo a pressão em baixo do jornal, equivale-se a pressão atmosférica Quando batemos a tabua (ou a régua) levantam um pouco o jornal, fazendo com que a pressão em baixo do jornal diminua. A diferença de pressão atuando no jornal, aplica uma força dirigida para baixo prendendo a tabua, ou a régua.
Outros experimentos envolvendo as propriedades do ar.
Pegadinha da garrafa:
(Vídeo retirado de <www.youtube.com/watch?v=RnWLBSNrtgY > do Canal: Manual do Mundo. Acessado em 25 jan 2013.)
Nuvem na garrafa:
(Vídeo retirado de <www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=kCHOe5cEaAw#!> do Canal: Manual do Mundo. Acessado em 25 jan 2013.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário